PROJETO BASICO E EXECUTIVO
Projeto básico
Durante o processo básico são definidas as etapas, elementos e serviços que constituirão a obra ou serviço.
Seu objetivo é identificar com precisão as características básicas do que será construído. Este momento é caracterizado pelos estudos preliminares e de viabilidade, levando em consideração os impactos sociais, humanos e ambientais do empreendimento.
Confira na lista abaixo alguns exemplos de atividades realizadas no projeto básico:
- levantamento topográfico;
- sondagem;
- projeto arquitetônico;
- de fundação;
- projeto estrutural;
- projeto de instalação elétrica;
- de instalação hidráulica;
- projeto de sistema de ar-condicionado;
- projeto de paisagismo.
A partir destas atividades é possível identificar os serviços que serão contratados e as melhores técnicas a serem adotas, como os métodos construtivos e instalações provisórias — canteiro de obra.
O projeto básico, compõe os processos base para a elaboração de todo o resto de uma obra, que são essenciais para a realização dos cálculos de custos e montagem dos cronogramas de execução. Ele é um esboço do que será feito, e deve ser realizado anteriormente ao executivo.
Projeto executivo
Esta é a fase que são detalhados os elementos necessários e suficientes para a execução completa de uma obra ou serviço, com base no que foi definido no projeto básico. Eles devem seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O projeto executivo pode ser elaborado antes de uma licitação ou em paralelo à execução de uma obra. No entanto, ele só executado depois da aprovação do projeto básico.
Ele é um projeto mais detalhado do que o básico, contendo todas as informações que realmente serão usadas na execução da construção. Como por exemplo: plantas detalhadas, especificações técnicas, cronogramas, orçamentos e preços negociados com os fornecedores.